Unidades de Saúde de Santa Cruz farão ação especial para Outubro Rosa

27/09/2018

 

Mulheres deverão comparecer nas Unidades de Saúde munidas do cartão Bolsa Família, carteira de vacinação das crianças e cartão SUS.

 

 


Em comemoração ao mês Outubro Rosa, durante os dias 10 e 11 de outubro as Unidades de Saúde estarão atendendo em horário diferenciado. Das 17:00 às 21:00 horas para atender todas as mulheres para realização de exame das mamas, solicitação de mamografia e coleta de exame Papanicolau. 

Será realizado também o acompanhamento de saúde dos usuários cadastrados no Programa Bolsa Família do município. Os usuários deverão comparecer nas Unidades de Saúde munidos do cartão Bolsa Família, carteira de vacinação das crianças e cartão SUS.


Dia Rosa

Imagine você acordar e tendo como compromisso cuidar da sua saúde. Este será o seu “Dia Rosa”, momento ideal para visitar uma Unidade de Saúde e fazer aqueles exames de rotina, incluindo claro, a mamografia para se prevenir do câncer de mama.


História

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA estima para o ano de 2018, 59.700 casos novos de câncer de mama.


Detecção Precoce


O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.

 

Fatores de Risco

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são: Fatores ambientais e comportamentais como obesidade, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica.

Fatores da história reprodutiva e hormonal como primeira menstruarão antes dos 12 anos, não ter filhos, primeira gravidez após os 30 anos, parar de menstruar após os 55 anos. Fatores genéticos e hereditários como histórico familiar de câncer de ovário, casos de câncer de mama na família, alteração genética.

 

Como Prevenir

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.

 

Sinais e Sintomas

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. 

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; Alterações no bico do peito (mamilo); Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço e saída espontânea de líquido dos mamilos.

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

 
 
 
Conteúdo: EBC
 

 

Fique sempre por dentro das  Notícias em Santa Cruz atualizadas diariamente através do aplicativo ACHEI SANTA CRUZ , basta clicar na imagem abaixo que você será redirecionado a loja de aplicativos de seu smartphone!

 

 

Notícias Relacionadas