Unesp cria cartilha para pais e crianças com hidrocefalia

08/01/2019

 

Material destaca o papel dos profissionais e orienta os familiares sobre a necessidade de reconhecimento precoce dos sintomas da doença.

 



A Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB), desenvolveu uma cartilha educativa para pais e crianças com hidrocefalia. 

O intitulado Diário de Laura: conhecendo a hidrocefalia e seu pensamento tem como intuito destacar o papel dos médicos e orientar os familiares a respeito da importância do reconhecimento precoce dos sintomas de algum problema com o funcionamento da derivação ventrículo – peritoneal (DVP).

Além disso, a cartilha descreve, de modo informal e na perspectiva do paciente, a experiência de ter hidrocefalia e receber o tratamento cirúrgico necessário, a derivação ventrículo-peritoneal.

O material está também disponível no site do hospital. 

Hidrocefalia – É o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no sistema nervoso central, causando hipertensão intracraniana.

Os principais objetivos do tratamento para hidrocefalia são reduzir e prevenir danos cerebrais, redirecionando o fluxo de LCR. O tratamento é cirúrgico e pode ser realizado com a inserção de um cateter que drena o LCR do cérebro para a cavidade abdominal, ou através de métodos endoscópicos.

 
 
 

 

Fique sempre por dentro das  Notícias em Santa Cruz atualizadas diariamente através do aplicativo ACHEI SANTA CRUZ , basta clicar na imagem abaixo que você será redirecionado a loja de aplicativos de seu smartphone!

 

 

Notícias Relacionadas