Setor de Diagnóstico da Santa Casa promove mutirão de mamografia

04/10/2018

 

Mulheres com mais de 40 anos de idade não precisam de encaminhamento médico para realização do exame, basta apresentação do cartão SUS.

 



Como ocorre anualmente, começamos campanha Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo conscientizar as mulheres em relação ao câncer de mama, com informações sobre autocuidado, prevenção e exames de rotina. Neste ano, o tema da campanha é: “Prevenir é um ato de coragem. Lute pelo que te faz feliz”.

O SDI – Serviço De Diagnóstico Por Imagem da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo, promove e ajuda na campanha, realizando mutirão junto a Secretaria Municipal de Saúde. A estimativa é realizar três mil exames até o final do ano. 

Os exames serão agendados pela secretaria e pelo telefone 14 3332-1222 – Ramal 204. Importante a necessidade de trazer os exames anteriores. Também vale lembrar que mulheres com mais de 40 anos de idade não precisam de encaminhamento médico para realização do exame, basta apresentação do cartão SUS.

O câncer de mama está entre os tipos da doença que mais acometem mulheres em todo o mundo e no Brasil – algo em torno de 25% do público feminino – perdendo apenas para o câncer de pele. Ele comumente costuma atingir mulheres a partir dos 35 anos de idade, tendo os seus riscos aumentados a partir dos 50 anos.

Antes dos 30 anos, são raros os casos de câncer de mama, mas isso não significa que as possibilidades estejam totalmente descartadas. Da mesma forma, apesar de também ser bem raro, o que muita gente não sabe é que a doença pode surgir em homens, sendo responsável por aproximadamente 1% dos casos.

“Durante todo o mês, o principal objetivo da campanha Outubro Rosa busca incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura”, diz o médico do SDI, Bruno Oliveira 

Por isso, é de extrema importância que mulheres com idade entre 40 e 69 anos, se atentem para a prevenção e diagnóstico precoce da doença, fazendo a mamografia pelo menos uma vez por ano para eliminar quaisquer riscos. Segundo especialistas, a realização dos exames nas mamas de modo regular pode diminuir as chances de morte por câncer de mama em 30%.


Técnica Andréa Mendonça no mamógrafo. Exames serão intensificados no último trimestre  

 

 

Fique sempre por dentro das  Notícias em Santa Cruz atualizadas diariamente através do aplicativo ACHEI SANTA CRUZ , basta clicar na imagem abaixo que você será redirecionado a loja de aplicativos de seu smartphone!

 

 

Notícias Relacionadas