Secretaria de Saúde investiga caso de Chikungunya em Santa Cruz

01/12/2018

 

Nebulização em um raio de 600 metros ao redor do caso, nos Bairros Vila Oitenta e Santa Aureliana está sendo realizada.

 

 

 

Um caso de Chikungunya está em investigação pela Secretaria da Saúde, e as ações de combate e controle de vetores está sendo realizada conforme protocolo do Ministério de Saúde, está sendo feita a nebulização em um raio de 600 metros ao redor do caso nos Bairros Vila Oitenta e Santa Aureliana. 

O paciente apresentou os primeiros sintomas no inicio do mês de outubro, foi investigado outras doenças, inclusive Dengue com sorologia negativa e persistência dos sintomas houve uma suspeita de Chikunguya que foi confirmado por exame laboratoriais (laboratório particular). 

Nos dias anteriores ao inicio dos sintomas o paciente teve descolamento para cidades de Assis e Ourinhos. Uma nova amostra de sangue foi coletada e enviada para o Instituto Adolfo Lutz conforme solicitação da Grupo de Vigilância Epidemiológica de Assis.

No ano de 2016 foi confirmado 1 caso de Chikungunya no município, caso importado do Estado de Pernambuco.


O que é chikungunya?

A Febre pelo vírus Chikungunya é um arbovírus. Arbovírus são aqueles vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos.

O transmissor (vetor) do Chikungunya é o mosquito Aedes aegypti, O MESMO QUE TRANSMITE A DENGUE, FEBRE AMARELA E O ZIKA VIRUS. Ele necessita de água parada para proliferar, portanto, o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região. 

No entanto, é importante manter a consciência e hábitos sadios de higiene para evitar possíveis focos/criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que pode ter ovos resistindo por um ano até encontrar as condições favoráveis de proliferação (tempo quente e úmido).


Quais são os sintomas da Chikungunya?

Os principais sintomas da Chikungunya são:

* Febre.


* Dores intensas nas juntas, em geral bilaterais (joelho esquerdo e direito, pulso direito e esquerdo, etc).


* Pele e olhos avermelhados.

* Dores pelo corpo.

* Dor de cabeça.


* Náuseas e vômitos.

Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Normalmente, os sintomas aparecem de dois a 12 dias da picada do mosquito, período conhecido como incubação. E tem como principal complicação a persistência da dor e do inchaço nas articulações que podem perdurar por 3 meses


Como prevenir a Chikungunya? 

Assim como a dengue, Zika e febre amarela, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos Aedes aegypti nas suas casas, trabalhos e na vizinhança.

Nesse contexto, a melhor prevenção, sendo esta a principal e mais eficaz, é evitar a proliferação do Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos como tampas de garrafas.

 
 
 
 

 

Fique sempre por dentro das  Notícias em Santa Cruz atualizadas diariamente através do aplicativo ACHEI SANTA CRUZ , basta clicar na imagem abaixo que você será redirecionado a loja de aplicativos de seu smartphone!

 

 

Notícias Relacionadas