Secretaria de Saúde confirma primeiro caso suspeito de sarampo no município

30/09/2019

 

Transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o sarampo.





A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo confirmou na última sexta-feira, 27, que o município possui um caso suspeito de sarampo. O caso suspeito seria de uma jovem  que estuda em Curitiba (PR) e que está isolada e recebendo acompanhamento até a confirmação ou o descarte da doença. A informação foi publicada pelo jornal Atual.

Ainda segundo a nota enviada a imprensa pela Secretaria de Saúde, até o momento foram realizados todos os procedimentos recomendados para casos suspeitos, como o bloqueio vacinal seletivo das pessoas que tiveram contato respiratório com a paciente em suspeita.

A nota ainda ressalta que o sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. Ela é considerada grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. 

A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.

 

Receba nossas notícias diretamente em seu WhatsApp. Clique aqui e se cadastre! 

 

No Estado de São Paulo, de janeiro a última semana de setembro já foram registrados 31.107 casos suspeitos de sarampo, 5.139 confirmados, 5.210 descartados e 20.758 estão em investigação.

Entre os casos confirmados, houve o registro de 17,8% de hospitalizações (32,0% das hospitalizações foram em menores de um ano). Até o momento, foram registrados cinco óbitos. Em Santa Cruz a vacina está disponível em todas as unidades de Saúde das 8 às 12 horas e das 13 às 15 horas. 

A vacina está disponível às segundas-feiras na USF Fabiano, às terças- feiras no Centro de Saúde II, às quartas-feiras na UBS Mathias e na USF Santa Aurelina, às quintas-feiras na UBS Estação, USF São João e Centro de Saúde, já nas sextas-feiras a vacina fica disponível na USF Parque das Nações.

 

Ourinhos

A Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos informou que a cidade já contabiliza 44 casos de pessoas com suspeita de terem contraído o sarampo.

Até o momento o município já recebeu o resultado de 12 exames, sendo destes 5 positivos (três crianças, uma de dois anos, uma de nove meses e outra de cinco meses e dois adultos de 24 e 34 anos). Enquanto sete exames tiveram resultado negativo para a doença.

 

 

 

 

Fique sempre por dentro das  Notícias em Santa Cruz atualizadas diariamente através do aplicativo ACHEI SANTA CRUZ , basta clicar na imagem abaixo que você será redirecionado a loja de aplicativos de seu smartphone!

 

 

Notícias Relacionadas