São Paulo deve vacinar 11 milhões de cabeças de gado contra febre aftosa

06/05/2019

 

CRMV-SP ressalta retirada gradual da vacina até 2021 e importância da vigilância epidemiológica.

 



O mês de maio abre o calendário nacional da campanha de vacinação contra a febre aftosa em São Paulo e outros 24 estados brasileiros. 

Nesta primeira fase, a previsão é de que 216,6 milhões de bovinos e 1,4 milhão de bubalinos sejam vacinados em todo o País. Somente no Estado de São Paulo, a expectativa é de que 11 milhões de animais sejam imunizados. 

Neste ano, a vacina terá sua dose reduzida de 5ml para 2ml, assim como será apenas bivalente, com capacidade de imunização contra os vírus de febre aftosa do tipo A e O. 

O objetivo é diminuir as incidências de formação de abcessos nos animais e dar sequência ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que prevê a retirada total da vacinação em todo o País até 2021. 

 

Receba nossas notícias diretamente em seu WhatsApp. Clique aqui e se cadastre!

 

Segundo o médico-veterinário, Odemilson Donizete Mossero, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), “a vacinação massiva ainda é fundamental para a continuidade do sucesso e conclusão do Programa Nacional, implantado no País em 1992 e reconhecido internacionalmente em 2018.”

No ano passado, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) declarou o Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação.

Desde 2006 não há registro da doença em solo brasileiro, graças ao engajamento de produtores rurais e médicos-veterinários ao PNEFA. Em São Paulo, o último caso de febre aftosa ocorreu em março de 1996.

 

Serviço

Vacinação contra a febre aftosa

1ª etapa – Maio/2019 (1º a 31): vacinação de todos os bovinos e bubalinos;

2ª etapa – Novembro/2019 (1º a 30): vacinação de bovinos e bubalinos com até 24 meses.

 
 

 Conteúdo: Visão Notícias
 

 

Fique sempre por dentro das  Notícias em Santa Cruz atualizadas diariamente através do aplicativo ACHEI SANTA CRUZ , basta clicar na imagem abaixo que você será redirecionado a loja de aplicativos de seu smartphone!

 

 

Notícias Relacionadas