Santa Cruz confirma primeiro caso de H1N1 no município

06/07/2018

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde não houveram mais casos suspeitos notificados até o momento.

 

 

 

No final da semana passada houve a confirmação do primeiro caso de H1N1 no município de Santa Cruz do Rio Pardo no ano de 2018, trata-se de um caso isolado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde não houveram mais casos suspeitos notificados até o momento. 

O Ministério da Saúde havia prorrogado a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 22 de Junho. 

A partir do dia 25 de junho, houve uma ampliação da faixa etária para vacinação que foi estendida para crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos além dos grupos prioritários de risco. A vacinação estendida está indicada para municípios que disponibilizavam de estoque de vacina de influenza.

Os grupos prioritários ainda podem receber a vacina como: pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.

 

Prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação por influenza. 

É importante higienizar as mãos com água e sabão, ou álcool em gel, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz e evitar locais fechado com grande aglomeração de pessoas.

Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Ressaltamos que qualquer caso suspeito deve procurar atendimento médicos para avaliação e tratamento adequado.

 

 

Fique sempre por dentro das  Notícias em Santa Cruz atualizadas diariamente através do aplicativo ACHEI SANTA CRUZ , basta clicar na imagem abaixo que você será redirecionado a loja de aplicativos de seu smartphone!

 

 

Notícias Relacionadas