Santa Cruz abrirá inscrições para programa “Time do Emprego”

08/06/2018

 

Grupo de Santa Cruz será formado por 20 pessoas. Inscrições terão início na segunda-feira, 11, e seguirão abertas até sexta-feira, 22

 

 

O município de Santa Cruz do Rio Pardo abrirá as inscrições para o programa “Time do Emprego”, que consiste em orientar e preparar o cidadão na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades, qualificação profissional e competências.

A proposta envolve doze encontros com o grupo que será formado por trabalhadores desempregados, jovem que buscam o primeiro emprego, com idade maior ou igual a 16 anos. Esse grupo será denominado “time” porque todos se ajudarão na busca pelo emprego a partir da troca de experiências e auxilio mútuo.

O programa tem como ações prioritárias: orientar o trabalhador, prepará-lo para enfrentar os desafios da entrevista e aumentar a autoestima de todos. O conteúdo do treinamento abrangerá temas como “quem sou eu”, “desenvolvimento do currículo”, “planejamento financeiro” e “trabalho por conta própria”.

O grupo de Santa Cruz será formado por 20 pessoas e as inscrições terão início na segunda-feira, 11, e seguirão abertas até sexta-feira, 22. 

Os interessados deverão comparecer na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Turístico, localizada na Avenida Tiradentes, 438, munidos do RG, CPF e carteira de trabalho.

O Time do Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, de orientação profissional e reorientação de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho.

A metodologia consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo. Eles se reúnem uma ou duas vezes por semana, durante quatro horas.

“Os participantes de um Time do Emprego são levados a resgatar e elevar a autoestima, conhecerem a si mesmos, reconhecerem suas habilidades e competências, além de também serem incentivados a desenvolver o empreendedorismo”, explica a coordenadora do programa, Sandra Império.

“O que se aprende nos encontros é algo que se leva para a vida toda. Temos um papel social importantíssimo, atendemos os trabalhadores no momento que mais precisam de ajuda – quando estão desempregados, com baixa auto estima e fragilizados. Vamos ao encontro da população com alta vulnerabilidade social para que se reconheçam e descubram suas habilidades e potencial, mas longe de um viés assistencialista. 

O Programa Time do Emprego se propõe a solidarizar nestes momentos de transitoriedade para que conquistem um lugar no mundo e no mercado de trabalho, adquirindo conhecimentos e autoconfiança que os acompanharão muito além do universo profissional”, conclui.

 
 
Metodologia consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego.

 

Time do Emprego: projeto arrojado e inovador!

Implantado pela Secretaria do Trabalho de São Paulo, por onde 73.664 participantes passaram, desde o ano de 2001. E mais: 24.700 participantes foram inseridos no mercado de trabalho no estado de São Paulo, o que corresponde a 40% do total de atendimentos. 

Desta forma, o Time do Emprego teve seu objetivo legitimado, cumprindo uma função social, com o diferencial de compromisso e respeito aos trabalhadores, que buscam uma vida melhor, e essa condição começa com a inserção e participação dignas no Mundo do Trabalho.

 
 

 

Fique sempre por dentro das  Notícias em Santa Cruz atualizadas diariamente através do aplicativo ACHEI SANTA CRUZ , basta clicar na imagem abaixo que você será redirecionado a loja de aplicativos de seu smartphone!

 

 

Notícias Relacionadas