Ponte Pênsil de Chavantes é ícone da Revolução Constitucionalista de 1932

09/07/2019

 

Local tombado como patrimônio histórico, foi destruído durante o combate em 1932,  atualmente é um dos pontos turísticos do interior de São Paulo.

 



O Dia da Revolução Constitucionalista é comemorado anualmente em 9 de julho e por isso, feriado estadual em São Paulo nesta terça-feira (9).

Também conhecido por Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista, a data é uma homenagem ao movimento contra ditadura de Getúlio Vargas, realizado em 1932.

Um dos ícones que serviu de pano de fundo no confronto entre soldados paulistas e soldados federalistas é a ponte Pênsil Alves de Lima, localizada em Chavantes (SP), que fica sobre o rio Paranapanema.

 

Receba nossas notícias diretamente em seu WhatsApp. Clique aqui e se cadastre!  

 

A ponte chegou a ser destruída durante o combate, mas passou por reconstrução nos anos posteriores.

Em 1985, a ponte foi tombada e passou a ser ser considerada patrimônio histórico. Atualmente, o local é ponto turístico para relembrar essa parte da história do país e bastante visitado por turistas.

Ponte Pênsil Alves de Lima é um dos pontos turísticos mais visitados em Chavantes (SP)


Entenda melhor o significado do feriado desta terça-feira, clicando aqui.

 

Veja vídeo abaixo sobre 1932.



 

Conteúdo: G1

 

Fique sempre por dentro das  Notícias em Santa Cruz atualizadas diariamente através do aplicativo ACHEI SANTA CRUZ , basta clicar na imagem abaixo que você será redirecionado a loja de aplicativos de seu smartphone!

 

 

Notícias Relacionadas