Pescador fisga jacaré em lago urbano de Ourinhos

17/08/2019

 

Imagens mostram momento em que morador fisga o animal e também quando devolve o jacaré ao habitat natural.

 

 


A Secretaria do Meio Ambiente de Ourinhos (SP) procura por um jacaré fisgado durante pescaria em um lago conhecido como ‘Royal Parque’, na cidade. A busca começou após um vídeo compartilhado nas redes sociais que mostra o momento que um morador pesca o animal silvestre utilizando uma isca artificial em formato de sapo, conhecida como “frog”. Depois da captura, o pescador devolve o jacaré ao lago. 

Por conta disso, o município fará um mapeamento de toda a região do lago para identificar a possibilidade de existir outros no local. A ideia é determinar como o animal surgiu, como explica o Secretário do Meio Ambiente, Maurício Amorosini.

“A comunidade está pleiteando a retirada do animal. E nós estamos em contato com o Gefau (Gestão Ambiental da Fauna de São Paulo) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para verificar as medidas corretas a serem tomadas. Temos que deixar claro que o jacaré está no habitat dele e não oferece risco à população”, detalha.

Amorosini explica que o animal tem hábitos noturnos, que foge de onde tem qualquer tipo de movimento e que a ideia é não criar pânico por conta disso.

 

Receba nossas notícias diretamente em seu WhatsApp. Clique aqui e se cadastre! 

 

“Entendo que a população fique preocupada. É um local frequentado por pescadores e usuários. Estamos tomando todos os cuidados possíveis com relação a orientar, mas temos que pensar nas ações dentro das normas”, relata Maurício.

Mesmo sem saber quem é o pescador que capturou o animal, o secretário afirma que, pelo vídeo, é possível ver que teve boa intenção.

“O correto seria ele ter acionado a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros. Mas o que ele fez foi nobre, considerando que ele devolveu o jacaré ao habitat natural”, complementa Maurício.

Nesta segunda-feira, 19, o secretário se reúne com membros do Gefau para discutir ações que serão desenvolvidas para solucionar o caso.

Veja vídeo abaixo:

 
 
Conteúdo: G1
 

 

Fique sempre por dentro das  Notícias em Santa Cruz atualizadas diariamente através do aplicativo ACHEI SANTA CRUZ , basta clicar na imagem abaixo que você será redirecionado a loja de aplicativos de seu smartphone!

 

 

Notícias Relacionadas