Em Ourinhos, diarista processa prefeito e site de notícias por uso indevido de imagem

08/08/2019

 

Imagem de mulher lavando quintal de residência com mangueira foi publicada em matéria e redes sociais sem o consentimento da mesma.

 

 

O prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD) e o site de notícias; ‘Repórter na Rua’, respondem na Justiça, uma ação por ‘uso indevido de imagem’, movida por uma moradora da cidade, que trabalha como diarista.

Segundo informações do site ‘Passando a Régua’, a mulher alega que teve uma foto sua exposta em matéria publicada pelo ‘Repórter na Rua’ sem sua permissão, na data de 18 de dezembro de 2018. 

A reportagem pedia a conscientização por parte da população sobre desperdício de água na cidade, e teria causado constrangimento a mulher. Na imagem, que foi enviada pela secretaria de Comunicação de Ourinhos, a diarista aparece lavando o quintal de uma residência utilizando uma mangueira com água. 

Ainda de acordo com o site Passando a Régua, a ação tramita na 1ª Vara Cível de Ourinhos e está sob a responsabilidade do Juiz Nacoul Badoui Sahyoun.  A foto teria circulado em redes sociais e provocado a associação da imagem da mulher ao desperdício de água em momento em que Ourinhos sofre com desabastecimento de água vários bairros da cidade, gerando assim, repercussão negativa a diarista.

Além do Repórter na Rua, a imagem foi também publicada nas redes sociais do prefeito Lucas Pocay acompanhada do texto abaixo:

 

Receba nossas notícias diretamente em seu WhatsApp. Clique aqui e se cadastre! 

 

“SE A POPULAÇÃO NÃO SE CONSCIENTIZAR, FICARÁ DIFÍCIL

Veja a foto tirada no dia de hoje (18/12) da senhora lavando a calçada tranquilamente, sem pressa.

Prefeitura estuda multar quem for flagrado lavando calçada ou quintal com água potável. 
 
ONU diz que cada pessoa deveria gastar 110 litros de água por dia. Em 15 minutos, usando a mangueira, são jogados fora cerca de 300 litros de água.
 
Em todo o Brasil, mais de 860 municípios estão em situação de emergência por causa da seca. Na cidade de São Paulo, que nos últimos anos enfrentou um forte racionamento, a prefeitura está multando quem for flagrado lavando calçada, carro ou quintal com água potável.
 
Em Ourinhos, a falta de investimento de gestões passadas fez estourar mais uma bomba para a gestão do Prefeito Lucas Pocay.
 
“Estamos enfrentando e iremos resolver mais este problema arrastado desde a década de 60. Se cada um fizer realmente a sua parte, principalmente neste calor, teremos um retorno coletivo. E não é só para as pessoas, mas também para o meio ambiente”

 

Em trecho do texto da ação que o Passando a Régua teve acesso, a diarista pede a retirada da postagem, e afirma que estava apenas ‘executando ordens de seu empregado’.

Reputa que a imagem foi produzida sem sua autorização ou conhecimento e que sua repercussão lhe tem gerado abalo, humilhação e insegurança, posto que, pessoa humilde e diarista, estava naquele momento somente executando ordem de seu empregador. 

Assim, vez que as publicações, publicadas e replicadas em mídias sociais, denigre a sua pessoa e provoca danos à imagem, reputação e honra, pugna pela concessão de tutela de urgência para que os réus sejam compelidos a proceder a remoção das postagens, destaca trecho da ação.

 
Postagem em página do Facebook do site Repórter na Rua com imagem que gerou ação 


O que diz o site

Procurado pela reportagem do Passando a Régua, o site Repórter Na Rua, informou que a foto em questão foi enviada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Ourinhos e que antes de publicar a imagem, o site teve o cuidado de ‘desfocar’ o rosto da mulher, para evitar exposição da imagem da mesma.

 
 
 
Conteúdo: Passando a Régua
 

 

Fique sempre por dentro das  Notícias em Santa Cruz atualizadas diariamente através do aplicativo ACHEI SANTA CRUZ , basta clicar na imagem abaixo que você será redirecionado a loja de aplicativos de seu smartphone!

 

 

Notícias Relacionadas